Saturno em Áries, Júpiter em Câncer

Sendo os dois planetas mais lentos dentro da astrologia clássica, é sempre um evento quando Júpiter e Saturno passam de um signo para outro. Júpiter completa o seu trajeto pelo zodíaco a cada 12 anos, ficando mais ou menos um ano em cada signo; enquanto Saturno fica dois anos e meio e faz esse mesmo trajeto em quase 30 anos ao todo. Os dois também são os dois “grandes”: o grande benéfico e o grande maléfico. E agora os dois estão mudando de signo em datas muito próximas.

Saturno entrou em Áries neste fim de semana, dia 25 de maio. Como Saturno passa um bom período de tempo retrógrado, esse não é considerado o seu ingresso definitivo no signo. Ele entra em retrogradação em 13 de julho, o que significa que ele vai parecer estar andando para trás, e volta para Peixes no 1º de setembro por conta disso. Depois volta ao movimento direto em 28 de novembro e entra de vez em Áries em 14 de fevereiro de 2026, onde ficará durante dois anos, passando para Touro em 13 de abril de 2028.

O que esperar de Saturno em Áries em termos de astrologia mundana, vocês podem conferir nos textos de astrólogos diversos. O Guilherme de Carli, do Nodo Norte Astrologia, por exemplo, já soltou uma edição da sua newsletter sobre o assunto (link aqui), e o tema geral desse período, na visão dele, parece ser abalos de estruturas (medo). No dia anterior à publicação deste texto, o Wil do Hórus Astrologia, tocou no assunto durante a sua live (link para a gravação aqui), enfatizando umas mensagens saturninas bastante pungentes para esse período. E tem a Ísis Daou, da newsletter Meio do Céu, cuja edição saiu pouco depois de eu ter publicado este post (link aqui), e também faz uma retrospectiva detalhada desses últimos anos de Saturno em Peixes (link aqui). Imagino que outros profissionais de quem eu gosto logo mais devem estar também publicando as suas visões e eu seguirei sempre divulgando esse material nas redes sociais.

Em termos do que esperar para a vida de cada um, aí tem que ver um monte de fatores, claro. Quem nasceu durante o período anterior de Saturno em Áries, nos anos 90 (de 7 de abril de 1996 a 9 de junho de 1998 e de 25 de outubro de 1998 até 28 de fevereiro de 1999), vai começar a passar pelo seu primeiro retorno de Saturno: parabéns, vocês estão virando adultos! E sinto muito, porque o signo de Áries é um signo de debilidade para o grande maléfico e ele fica ainda mais difícil com a perda de dignidade. Técnicas de remediação podem ajudar.

Mas não vou me estender por aqui falando do retorno de Saturno, porque já falei o suficiente disso no texto anterior de quando Saturno entrou em Peixes. Quem nasceu entre 3 de março de 1967 e 29 de abril de 1969 vai passar pelo seu segundo retorno de Saturno e eu espero que vocês tenham aprendido as lições saturninas no primeiro para não sofrerem demais agora.

Mas, mesmo que você não esteja passando pelo seu retorno, a casa em que você tem Áries no seu mapa provavelmente vai ser afetada por esse trânsito. Quem tem o ascendente em Áries deverá passar por certas provações no que diz respeito a vigor, saúde e autoimagem, que são temas de casa 1. Quem tem ascendente em Peixes (logo casa 2 em Áries) pode ter que lidar com questões financeiras meio complexas, e assim por diante. Observar isso pode ser útil para saber no que a gente vai ter que prestar atenção nesse período por vir.

Também é importante observar quais são os planetas que você tem no seu mapa em signos cardinais: Áries, Câncer, Libra, Capricórnio. Ao entrar em Áries, Saturno vai fazer conjunção com os planetas em Áries no seu mapa natal, oposição com os planetas em Libra, e quadratura com os planetas em Câncer e Capricórnio. A quadratura e oposição são especialmente desafiadoras… e a conjunção também não é brincadeira, porque, em matéria de maléficos, o mais agradável é sempre quando eles passam longe e nem olham na nossa cara. Nesse primeiro momento vai pegar mais quem tem planetas no começo desses signos, mas não se preocupem, que até 2028 vai dar tempo de todo mundo com planetas em signos cardinais sentir os efeitos. Também é importante prestar atenção se você estiver num período em que Saturno é especialmente relevante na sua vida (tipo, via profecção ou algo assim).

Na dúvida, como eu sempre digo, marque uma consulta com um astrólogo de verdade. Não me mandem mensagem perguntando disso, porque eu não respondo. A minha preocupação principal é com técnicas mágicas, e aqui eu deixo o aviso: até 2028, magia com Saturno vai ser bem complicada. Não vou dizer que é 100% inviável, porque quem mexe com entidades saturninas pode ter ali alguma margem de manobra ao abordar o planeta, mas práticas mágicas mais clássicas e criação de talismãs eu não recomendo. Saturno não vai ter nem tempo de chegar no segundo grau de Áries antes da retrogradação. Aí, segundo Coppock, na primeira face do signo (até 10º), Saturno pode ter uma aplicação mágica de promover aceleração kármica, para bem ou para mal. A segunda face só tem funções destrutivas e a terceira pode ser útil para “encontrar sabedoria em meio às tribulações”. Mas, se me perguntarem, eu recomendo ficar pianinho mesmo. E não quero nem imaginar o nível de arrombamento de um talismã criado com Saturno em Áries retrógrado.

Já Júpiter sai de Gêmeos, seu signo de detrimento, para entrar em Câncer no dia 9 de junho. E isso é excelente, porque Júpiter em Câncer fica exaltado, o que nos oferece aí mais ou menos um ano (até ele entrar em Leão em 30 de junho de 2026), em que é possível aproveitar a energia de expansão, boa sorte e prosperidade de Júpiter para rituais de manifestação. Recomendo vocês já irem comprando suas velas azuis. Mas tem umas duas coisinhas em que é bom prestar atenção:

  • O que eu falei de quadraturas? Câncer e Áries são signos cardinais, por isso Júpiter e Saturno vão brigar aí nesse comecinho do ciclo. No dia 15 de junho, forma-se uma quadratura perfeita, com os dois a 1º18′ de seus respectivos signos. Por isso, quem se afobar para fazer magia de Júpiter pode descobrir que os seus pedidos vão chegar com certos entraves. Depois disso, como Júpiter é mais rápido, os dois planetas vão começar a se afastar e aí as influências negativas vão se dissipando. Para ficar mais seguro, eu esperaria ali pelo menos uma diferença de 5º entre os dois, pelo menos, o que ocorre a partir do dia 10 de julho, quando Júpiter chega aos 7º de Câncer.
  • Aliás, falando em aspectos tensos, não podemos nos esquecer de Marte: não são só aspectos tensos com Saturno que atrapalham rituais de magia astrológica, mas com Marte também, sendo este o pequeno maléfico. No dia 4 de setembro, Marte em 18º36′ de Libra fará uma quadratura com Júpiter em 18º36′ de Câncer. Depois, quando Marte entrar em Capricórnio, teremos uma oposição no dia 10 de janeiro de 2026, a 20º05′ (que vai ser interessante, pois são dois planetas exaltados brigando). E outra quadratura com Marte em Áries a 19º30′ no dia 4 de maio.
  • Júpiter vai ter um período de retrogradação, que o enfraquece um pouco, entre 11 de novembro de 2025 até 10 de março de 2026.
Talismã de ouro de Júpiter em Peixes do site Ka Gold Jewelry (link)

Para rituais mais simples, eu sou da opinião de que você não precisa achar uma eletiva ideal (até porque o ideal não existe). Mas, se for criar um talismã, é bom prestar muita atenção e procurar a melhor data possível, porque é um desperdício gastar material com uma data mal escolhida. Aliás, no período em que Júpiter não estará retrógrado, nem quadrando Saturno, teremos um dos melhores momentos em anos para a criação de talismãs permanentes. Depois só teremos outra janela decente em 2030, quando ele estiver em Sagitário. Boas possibilidades de talismãs permanentes de Júpiter incluem:

  • Anéis ou outras joias de ametista ou lápis-lazúli;
  • Imagens à moda do Picatrix (como a dos talismãs que o Chris Warnock vende em seu site);
  • Caixas talismânicas (como as criadas pela artista Joumana Medlej);
  • Pantáculos da Clavicula Salomonis (eu falo disso num outro texto também: os pantáculos que cuidam de riqueza são o 2º e o 4º);
  • Talismãs estilo mojo bag (como o que o Balthazar ensina a criar neste vídeo aqui).

(Para quem quiser entender melhor sobre isso, temos vagas abertas para o módulo I do meu curso de MAGIA ASTROLÓGICA em junho agora! Link aqui)

Quem não tem experiência para criar os próprios talismãs pode, claro, terceirizar esse serviço. Mas, como eu sempre recomendo, confira no seu oráculo favorito antes de fechar negócio! Tem gente que acha que a criação de talismãs astrológicos é brincadeira, que não sabe escolher data ou materiais, nem tem o domínio técnico para os rituais de consagração, e aí pode dar muito ruim. Não caia no golpe de comprar um talismã de magista fuleiro só porque é bonitinho e a pessoa sabe usar o Instagram para se vender.

E é isso, gente. Esse próximo ano será muito interessante, enquanto um período de Júpiter exaltado e Saturno em queda, e eu espero que todo mundo possa, ao mesmo tempo, fazer bom proveito das bênçãos jupiterianas e aprender as necessárias lições saturninas.

* * *

(Obrigado pela visita e pela leitura! Se você veio parar aqui n’O Zigurate e gostou do que viu, não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Telegram neste link aqui. Anunciamos lá toda vez que sair um post novo, toda vez que abrirmos turmas para nossos cursos e todo tipo de notícia que considerarmos interessante para quem tem interesse em espiritualidade, magia e ocultismo. E é só clicar aqui se quiser agendar um atendimento comigo, ou então neste link para procurar um atendimento com a Maíra. Também estamos no Instagram (@ozigurate e @pranichealermaira) e Blue Sky (ozigurate.bsky.social e pranichealer.bsky.social).)

Deixe um comentário