Cursos

Nesta página anunciamos os cursos ministrados aqui n’O Zigurate. Todas as aulas são virtuais, pela plataforma Zoom. Para participar é preciso preencher o formulário referente ao curso via Google Forms. Na sequência, entramos em contato com os dados de pagamento e, uma vez confirmado o pagamento, são enviados o link do Zoom e geralmente um arquivo contendo uma apostila de apoio. Também costuma ser fornecido acesso temporário a uma gravação da aula, mas isso varia de acordo com o curso. Para o melhor aproveitamento das turmas, as vagas são limitadas.

No momento temos dois cursos, de Magia Talismânica e Magia Astrológica: módulo I, que serão ministrados em breve. O link para inscrição nesses dois cursos está disponível aqui, porém as vagas já foram preenchidas. Fiquem de olho no nosso canal do Telegram e nas redes sociais, que anunciaremos assim que abrirmos turmas novas!

Última atualização: 25 de novembro de 2021.

O curso de Magia Talismânica é um curso breve, que terá as primeiras turmas em outubro. Nele, responderemos às perguntas: o que é um talismã? Como talismãs funcionam? Quais as abordagens de diversas tradições a essa prática? Como construir e consagrar um talismã? Como fazer sua manutenção? E muito mais! Como aqui a ênfase é numa prática que se encontra em inúmeras tradições, o objetivo do curso não é tanto ensinar a construir talismãs específicos, mas orientar os alunos para que possam construir talismãs eficazes dentro dos sistemas com os quais já trabalham. Ministrante: Frater Abstru. Carga horária: 4h. Datas: 29/11 e 1/12, segunda e quarta-feira (terceira turma), das 18h às 20h.

***

O curso mais popular aqui d’O Zigurate, Magia astrológica contempla uma série de questões ligadas à prática milenar da conjuração das forças associadas aos corpos celestes, começando com os 7 planetas clássicos, mas ampliando aos poucos para abranger também os signos do zodíaco e, futuramente, as mansões lunares e estrelas fixas. Nossa ementa inclui: a teoria hermética que sustenta a prática; a bibliografia clássica, dos PGM, hinos órficos e Sepher Yetzirah aos rituais da Golden Dawn; as funções e correspondências de cada planeta; técnicas rituais de acordo com o tipo de sistema com o qual cada aluno estiver mais familiarizado; a questão do timing mágico e indicações de práticas diárias. A divisão atual é em 3 módulos:

  • Módulo I: introdução à magia planetária (6h), incluindo meditações guiadas para cada planeta;
  • Módulo II: técnicas para elaboração de rituais (6h), de feitiços simples com velas até conjurações plenas e construção de talismãs;
  • Módulo III: magia “interplanetária” (com dois planetas num só ritual) e magia zodiacal (4h);

Ministrante: Frater Abstru. No momento, temos vagas para o módulo I, datas 11 e 12 de dezembro (sábado e domingo), das 14h às 17h.

* * *

O curso Rituais Fundamentais da Golden Dawn tem como foco o currículo básico dos rituais da famosa Hermetic Order of the Golden Dawn fundada no final do século XIX por W. R. Woodman, W. W. Westcott e S. L. Mathers. Diversos nomes ilustres passaram pela ordem original, incluindo W. B. Yeats, Bram Stoker, Maud Gonne, A. E. Waite, Pamela Colman Smith e Aleister Crowley, e muitos outros também estiveram envolvidos nas suas diversas versões e sucessoras, como Dion Fortune e Israel Regardie. Seus rituais se tornaram famosos e muito utilizados não apenas pelos iniciados, mas por magistas de todo o mundo, como aconteceu com o célebre Lesser Banishing Ritual of the Pentagram, o responsável pelo próprio conceito de banimento, tal como é usado na comunidade mágica atualmente. Este curso contempla, assim, uma breve história da ordem, um resumo da sua filosofia mágica por trás dos rituais e a instrução e explicação para os Rituais Maiores e Menores do Pentagrama e Hexagrama, o Pilar Médio e outros. Ministrante: Frater Abstru. Carga horária: 6h, divididas em dois dias.

***

O Curso Básico de Cabala judaica e hermética: história, teoria e prática consiste em uma construção progressiva do conhecimento sobre o misticismo judaico. Na primeira aula, veremos como a Cabala emerge como um fenômeno dentro do campo mais amplo do misticismo judaico, passando brevemente pela história do judaísmo e suas práticas místicas, bem como a redação do Antigo Testamento. Na segunda aula veremos o alfabeto hebraico e o seu entendimento místico. Depois, na terceira e quarta aula, passamos propriamente pelos principais conceitos da Cabala judaica, incluindo os mais famosos como os quatro mundos e Árvore da Vida, os poderes da alma e a Quebra dos Vasos, bem como algumas práticas legítimas. Na última aula, encerramos dando uma olhada no que muda quando o mundo europeu cristão incorpora e transforma esses conhecimentos, dando origem à Cabala cristã e hermética. Ministrante: Frater Abstru. Carga horária: 10h, dividida em 5 dias. Tivemos uma primeira turma deste curso em dezembro de 2020, uma segunda em abril, e uma terceira em junho.

***