Cursos

Nesta página anunciamos os cursos ministrados aqui n’O Zigurate. Todas as aulas são virtuais, pela plataforma Zoom. Para participar é preciso preencher o formulário referente ao curso via Google Forms. Na sequência, entramos em contato com os dados de pagamento e, uma vez confirmado o pagamento, são enviados o link do Zoom e geralmente um arquivo contendo uma apostila de apoio. Também costuma ser fornecido acesso temporário a uma gravação da aula, mas isso varia de acordo com o curso. Para o melhor aproveitamento das turmas, as vagas são limitadas.

No momento temos dois cursos com vagas abertas, como se pode ver abaixo. Fique de olho no canal d’O Zigurate no Telegram (link aqui) e você vai ficar sabendo em primeira mão sempre que abrirmos novas turmas e inaugurarmos novos cursos!

Para quem participou do curso da Maíra e ficou surpreso por ele não estar listado mais aqui, o motivo é que esse curso está em processo de ser reformulado. Ele será incluso assim que abrirmos a próxima turma!

Última atualização: 7 de julho de 2021.

Magia astrológica: uma introdução contempla uma série de questões ligadas à prática milenar da magia planetária, i.e. a conjuração das forças associadas aos sete planetas da astrologia clássica. Nossa ementa inclui: a teoria hermética que sustenta a prática; a bibliografia clássica, dos PGM aos rituais da Golden Dawn; as funções e correspondências de cada planeta; técnicas de magia planetária, de acordo com o tipo de sistema com o qual cada aluno estiver mais familiarizado; a questão do timing mágico e indicações de práticas diárias. Ministrante: Frater Abstru. Carga horária: 7h. A nova forma do curso foi ampliada em relação às versões anteriores. A próxima turma será no domingo do dia 8 de agosto, das 9h às 17h. Inscreva-se no formulário clicando aqui.

* * *

Magia astrológica: práticas intermediárias dá continuidade ao que foi visto no curso básico de Magia Astrológica, com ênfase em mais técnicas úteis, incluindo fórmulas e sigilos, o uso da Tábua de Esmeralda e os quadradinhos mágicos. Além disso, vemos ainda uma técnica de invocação “interplanetária” (com dois planetas ao mesmo tempo) e vários métodos para conjurar as forças associadas aos 12 signos do zodíaco. Ministrante: Frater Abstru: Carga horária: 5h. Teremos uma primeira turma deste curso no domingo do dia 15 de agosto, mas as vagas já estão todas preenchidas. Uma segunda turma será aberta no domingo seguinte, dia 22 de agosto. Inscreva-se no formulário clicando aqui, lembrando que este curso é exclusivo para quem já fez o curso introdutório à magia astrológica.

***

O curso Rituais Fundamentais da Golden Dawn tem como foco o currículo básico dos rituais da famosa Hermetic Order of the Golden Dawn fundada no final do século XIX por W. R. Woodman, W. W. Westcott e S. L. Mathers. Diversos nomes ilustres passaram pela ordem original, incluindo W. B. Yeats, Bram Stoker, Maud Gonne, A. E. Waite, Pamela Colman Smith e Aleister Crowley, e muitos outros também estiveram envolvidos nas suas diversas versões e sucessoras, como Dion Fortune e Israel Regardie. Seus rituais se tornaram famosos e muito utilizados não apenas pelos iniciados, mas por magistas de todo o mundo, como aconteceu com o célebre Lesser Banishing Ritual of the Pentagram, o responsável pelo próprio conceito de banimento, tal como é usado na comunidade mágica atualmente. Este curso contempla, assim, uma breve história da ordem, um resumo da sua filosofia mágica por trás dos rituais e a instrução e explicação para os Rituais Maiores e Menores do Pentagrama e Hexagrama, o Pilar Médio e outros. Ministrante: Frater Abstru. Carga horária: 6h, divididas em dois dias.

***

O Curso Básico de Cabala judaica e hermética: história, teoria e prática consiste em uma construção progressiva do conhecimento sobre o misticismo judaico. Na primeira aula, veremos como a Cabala emerge como um fenômeno dentro do campo mais amplo do misticismo judaico, passando brevemente pela história do judaísmo e suas práticas místicas, bem como a redação do Antigo Testamento. Na segunda aula veremos o alfabeto hebraico e o seu entendimento místico. Depois, na terceira e quarta aula, passamos propriamente pelos principais conceitos da Cabala judaica, incluindo os mais famosos como os quatro mundos e Árvore da Vida, os poderes da alma e a Quebra dos Vasos, bem como algumas práticas legítimas. Na última aula, encerramos dando uma olhada no que muda quando o mundo europeu cristão incorpora e transforma esses conhecimentos, dando origem à Cabala cristã e hermética. Ministrante: Frater Abstru. Carga horária: 10h, dividida em 5 dias. Tivemos uma primeira turma deste curso em dezembro de 2020, uma segunda em abril, e uma terceira em junho.

***