Feliz solstício (e pausa para fim do ano)

Dizer que o ano de 2020 foi incrivelmente conturbado não chega nem a arranhar a superfície do tamanho do impacto que ele representou para todo mundo. É, eu sei, e isso mesmo é um clichê que ninguém mais aguenta ouvir. Mesmo agora, enquanto eu digito isto, a taxa de mortalidade da pandemia (para não falar nada do show de patetice e malevolência assassina do atual governo que intensifica o horror) segue implacável, e é preciso muito tato para falar qualquer coisa no sentido de “encontrar algo de positivo nisso tudo” sem faltar com respeito ao mais de um milhão de mortos e suas famílias. Mas é isso que nós, como humanos, fazemos, que é nos agarrar ao que resta quando as coisas desabam.

De certa forma, para algumas pessoas, esse tipo de situação acaba sendo propícia para desenvolver a espiritualidade. Historicamente, é bem conhecido esse tipo de fenômeno, e não por acaso, observamos esse impulso em textos bíblicos como Ezequiel, o profeta do Exílio, ou no material apocalíptico de Daniel e Enoch, sendo o gênero apocalíptico destes dois livros ligado a períodos politicamente conturbados. Óbvio que idealmente seria preferível trabalhar a espiritualidade sob condições mais agradáveis, mas, assim como aconteceu com Echols — cuja experiência extrema na prisão foi a prova do poder das suas meditações e práticas mágicas inspiradas na Golden Dawn —, para muita gente, técnicas espirituais têm sido cruciais para manter a sanidade. Eu vi alguns relatos de pessoas que me contaram ter interesse pelo assunto e que decidiram finalmente começar a praticar nessa época. De novo, eu acho que seria mais agradável não precisar desse tipo de incentivo extremo para isso, mas às vezes não somos nós quem escolhemos.

Quanto a mim, no meio deste caos, 2020 foi o ano em que eu finalmente consegui compartilhar com outras pessoas o que eu aprendi, não apenas a partir das minhas leituras esotéricas, mas a minha experiência também— primeiro mais timidamente no Medium, sem compromisso, testando as águas, e agora com este site próprio. Foram mais de 30 textos, saindo sempre um por semana, nas manhãs de segunda-feira. E, o que foi mais inacreditável para mim, por conta deste site eu dei até curso de magia, primeiro de magia astrológica, depois de Cabala. Logo eu, que era extremamente cético até uns anos atrás…

Neste contexto, considerando o que eu disse no parágrafo anterior, é uma honra imensa para mim poder ajudar quem está começando neste caminho e que encontrou nos meus textos aqui n’O Zigurate  algum tipo de orientação. Eu só posso ficar imensamente feliz com as reações aos meus cursos e ao que eu venho escrevendo — além de grato, é claro, a todas as pessoas que se interessaram pelo que eu tenho a dizer. 


Mandala de Solstício de Verão, por Megan Manske (link)

Dito isto, hoje temos o nosso Solstício de Verão, prenunciando a estação mais quente e infernal aqui e o período de recesso de fim de ano para uma grande parcela de trabalhadores (incluindo este que vos fala). Também é o dia da famosa Grande Conjunção entre Saturno e Júpiter, que ocorre a cada 20 anos, esta sendo especialmente poderosa, pois é a conjunção de maior proximidade entre os planetas desde 1623. Para quem sabe o que fazer no sentido de magia astrológica, recomendo que aproveite bem o dia!

Mas enfim, isto é para dizer eu também vou aproveitar esse período aqui para descansar e me preparar para 2021. Retornaremos com nossa programação normal em janeiro, se os deuses permitirem. Temos algumas novidades vindo e eu espero poder trazer sempre mais material de qualidade para vocês.

Um feliz solstício a todos e boas festas. Feliz Natal para quem é de Natal, feliz Yule ou Litha para quem é do rolê bruxo (e feliz Chanukah atrasado também). Cuidem-se e fiquem em segurança, confiem nos seus talismãs de proteção, mas não deixem de usar máscaras e evitar aglomerações, e nos vemos em 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s