Uma ilustração da diferença entre baralhos de tarô

Algumas pessoas andaram me perguntando sobre esse tema recentemente. No meu texto sobre Primeiros Passos com o Tarô, eu falo um pouco sobre a diferença entre baralhos, sobretudo as três principais vertentes: Marselha, Rider-Waite-Smith (RWS) e Thoth, que vão servir de base para a maioria dos baralhos que a gente encontra para comprar. Porém, como…

Técnicas antigas para colher ervas mágicas

Acredito que, durante boa parte da existência da humanidade, um trabalho importantíssimo sempre foi o de fazer algum tipo de mediação entre as esferas do mundo humano e do mundo dos poderes naturais. Entendo que o trabalho dos xamãs era essencialmente este, mas outras soluções foram sendo procuradas também conforme as sociedades foram crescendo e…

Cuidados com o tarô – parte II: a ritualística

Na primeira parte deste texto, vimos a questão da consagração do baralho. Como dito antes, toda aplicação propriamente divinatória do tarô – i.e. quando fazemos uso dos arcanos para adquirir informações que não estão disponíveis a nós de outra forma – é um ato mágico. E pequenas coisas que a gente faz, como consagrar o…