
Quem estuda o tarô, com certeza, já leu por aí que os arcanos do baralho estão associados a planetas e signos astrológicos. A Imperatriz, por exemplo, é “a carta de Vênus”, enquanto o Carro é “a carta de Câncer”. Isso é o que chamam de correspondências e, longe de serem apenas uma curiosidade, representam técnicas úteis tanto para os usos oraculares do baralho quanto para suas aplicações mágicas.
Essa distribuição, apesar de não ser parte integral da constituição do tarô, não se dá de modo aleatório ou arbitrário, mas sim de acordo com a aplicação de conceitos cabalísticos, tal como eles foram interpretados pelos ocultistas europeus do século XIX, como Éliphas Lévi, Papus e os membros da Golden Dawn. No curso Cabala, astrologia e o tarô: a construção de uma rede simbólica veremos como essas redes de significados simbólicos foram construídas e quais as diferenças entre os sistemas francês e inglês, as diferenças entre baralhos como Rider-Waite-Smith e o tarô de Thoth, além dos modos como esses conhecimentos são aplicados na prática por cartomantes e praticantes de magia cerimonial.
A carga horária deste curso é dividida em três aulas de 3h cada, que serão ministradas, em 2025, nas terças-feiras de novembro:
- Aula 01 (11/11) – Introdução: breve história do tarô e seu processo de esoterização; introdução ao Sefer Yetzirah e às 22 letras do alfabeto hebraico;
- Aula 02 (18/11) – Os arcanos maiores: como as 22 letras hebraicas foram atribuídas aos 22 arcanos do tarô em diferentes sistemas
- Aula 03 (25/11) – Os arcanos menores: como a combinação de conceitos cabalísticos e da astrologia dos 36 decanos do zodíaco contribuiu para a construção das imagens dos arcanos menores
DATAS: 11 a 25 de novembro
HORÁRIO: das 18h às 21h
VALOR: R$220,00
Como todos os cursos d’O Zigurate, as aulas serão gravadas e acompanham uma apostila em formato .pdf. Para dúvidas sobre o funcionamento dos cursos, conferir a página de perguntas comuns.
Ministrante: Frater Abstru. Carga horária: 9h ao todo. LINK PARA INSCRIÇÃO AQUI.
