Austin Osman Spare – live e último dia de campanha

Dois meses atrás, eu anunciei aqui n’O Zigurate o projeto Arte e Magia do Caos: obras reunidas de Austin Osman Spare, encabeçado pelo SatBaghat Rogério Bettoni e a Oficina Palimpsestus. Como dito neste post anterior, o projeto, financiado coletivamente no catarse, não apenas vai publicar a obra de Spare pela primeira vez em português, como ainda vai incluir tudo que temos disponível publicamente, de arte e escritos, do autor, num só volume. Hoje, no último dia da campanha, já chegamos a 230% da meta, com mais de 700 apoiadores! Batemos inclusive várias metas estendidas, que nos renderam uma série de bônus legais, desde algumas coisas mais estéticas, como um acabamento melhor para a capa, até a inclusão de ensaios adicionais de Robert Ansell, Kenneth Grant e Alan Moore.

Ontem, dia 8/12, eu participei de uma live com o Rogério sobre o projeto, junto também com a Maíra Mendes Galvão, poeta, pesquisadora e tradutora (link para seu blog aqui), responsável por traduzir “O Sabá das Bruxas” e “O Foco da Vida”. Quanto a mim, eu traduzi dois ensaios de Spare, “Grimório Zoético de Zos (A fórmula de Zos vel Thanatos)”, um dos textos onde o autor detalha a técnica de sigilação e que inclui muitas outras coisas divertidas, como métodos de cartomancia, e “Anátema de Zos: sermão aos hipócritas”, uma obra de escrita automática na forma de uma invectiva, no melhor estilo nietzschiano (com as metas estendidas, também peguei os ensaios do Ansell). Nestas 2 horas de live, nós três – três tradutores – conversamos sobre as peculiaridades do texto do Spare, o que tem de difícil e de divertido em traduzi-lo para o português, como Spare elabora alguns de seus conceitos-chave, como Zos e Kia, nos textos que traduzimos e muito mais. Foi uma conversa bastante produtiva, que eu imagino que seja interessante para todos que vêm acompanhando o projeto.

A live foi gravada e está disponível no YouTube, no link abaixo:

Para quem ainda não apoiou, mas tem interesse, eu digo: corre, que ainda dá tempo! O projeto continua aberto até a meia-noite (11h59, na verdade, mas enfim), só ir lá no link: https://www.catarse.me/magiadocaos. Teremos também uma última live hoje com o Rogério e a Lua Valentia, em que eles discutirão o tema Yoga e a famosa Postura de Morte de Spare. Confiram lá no instagram da Oficina Palimpsestus.

Eu agradeço imensamente ao Rogério e ao Daniel Pellizzari por terem me convidado a participar desta empreitada, bem como, claro, também a todos os apoiadores. Este trabalho é, de fato, um marco na literatura de ocultismo brasileira, e, como todos, mal posso esperar para ter o livro em mãos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s